Zouk

Ritmo que não é de origem brasileira, porém a dança chamada 
hoje em dia de zouk é originária da lambada. 
O zouk veio transformar a lambada , tornando a dança mais lenta,
sincopada, melódica, com movimentos sinuosos e sensuais.
O ritmo com certeza é quente e caiu na graça do povo.
 

Para entender o zouk é preciso saber diferenciar a dança da música. A música, que possui ritmos com batidas fortes e envolventes, teve origem nas ilhas caribenhas Martinica e Guadalupe, de colonização francesa, e é geralmente cantada no dialeto francês creole. Já o zouk brasileiro, como dança, teve origem a partir da evolução da lambada. Quando passou a ser dançada ao som do zouk (música), a dança ganhou uma roupagem mais lenta e sofreu profunda transformação, criando movimentação mais suave, sensual e fluída ao invés dos frenéticos movimentos da lambada.

Descrição


dança-se em casal, colado-apertado, o homem tem a mulher pela dimensão e a mulher entrelaça os seus braços em redor do pescoço do seu cavaleiro. 

É do biguine ou o ritmo do carnaval das Antilhas Franceses (Martinica 
e Guadalupe), "mas a sinjan" (máscara Saint-Jean), com sintetizadores do funk, as guitarras rock e o soukouss, os cobres do salsa, com também influências do kompa de Haiti.Mais tarde apareceu o zouk love,mais lento. 


O Zouk Love

O Zouk Love é uma alternativa da música Zouk caracterizada por um ritmo mais lento, mais suave e sensuel. Trata-se de canção de amor para a maior parte dos pedaços. Os textos das canções falam frequentemente de amor e problemas sentimentais.O Zouk Love dança-se a dois de maneira "kolé séré" e lascive.Patrick Santo- Elói é inegavelmente o precursor do Zouk Love nas Antilhas franceses.É o autor dos primeiros pedaços de Zouk Love à sucessos como "Darling", "West-Indies", "Rèv an mwen" e "Zouké". Interpretou em duo com Jocelyne Béroard uma das primeiras musicas de Zouk Love, "Pabizwen palé". Jean- Philippe Marthély é também um dos pioneiros do Zouk Love com as suas musicas "Bonito Kréati", "Pazapa" e "Lanmou sé pa djendjen". Mas é Jocelyne Béroard com a sua musica "Kolé Séré" (Disco de ouro) que permitiu a toda a França descobrir o Zouk Love. Hoje ainda o Zouk Love é a alternativa do Zouk que tem mais sucesso nas Antilhas.