Kizomba

  Kizomba é um gênero musical e de dança originário de Angola. Trata-se de uma fusão do semba com o zouk. Em Portugal a palavra "kizomba" é usada para qualquer tipo de música derivada do zouk, mesmo que não seja de origem angolana.

  

Origens

O Kizomba é o nome angolano dado ao Ritmo Zouk, criado pelos Kassavs(palavra em crioulo haitiano que significa mandioca) dado a uma banda de zouk de Guadalupe formada em 1979. O Zouk teve seu inicio antes da formação da Banda, mas sabe-se que um dos membros foi o criador e a banda é oficialmente conhecida como anfitriã do estilo e primeiro divulgador. Mas o Zouk não parou por ai, ele serviu de inspiração aos cabo-verdianos que com a influência antilhana, desenvolveu um novo estilo mais conhecido como Zouk Love, divulgado pelas Bandas "Os Pecos", "Livity", "Bulimundo" e outros. No entanto, como nasceu num continente de efervescentes histórias de música, O Zouk Love é o resultado da evolução: Gerações jovens, ao ouvir música tradicional como a Coladeira, sentiram que estava a faltar algo – um toque moderno e sensual ao Zouk dos Kassavs. Adicionando um ritmo lento e extremamente sensual nasceu o Zouk Love. Mais Tarde, a Gravadora Miss Jane, da qual Nelson Freitas faz parte, criou o mais conhecido ritmo desse estilo que é o Gettho Zouk, que ficou mais popular na Europa e na America, sem esquecer o Brasil.

A Kizomba é, portanto, uma mescla de ritmos e de sabores, uma dança plena de calor e de sensualidade que propicia uma verdadeira cumplicidade e empatia entre o par. Dançar Zouk ou Kizomba, como os angolanos preferem é considerado como uma experiência única. Muito juntos ao pé um do outro, parceiros movem-se de uma maneira sensual, onde conduzir e ser conduzido encontra uma nova dimensão.

As letras têm muitas vezes como base o tema do Eros e da paixão. Ao ouvir o ritmo sensual, cada um dos pares move-se de forma suave, não raro causando excitação sexual no parceiro devido aos movimentos bastante sugestivos. Essa excitação é tida como normal e apreciada como parte integrante da experiência musical proporcionada pelo ritmo único do Kizomba. Libertinoso incita a folia.

Uma dança a dois, quente, suave, contagiante e sensual, que propicia uma verdadeira cumplicidade entre os corpos. Os vários cantores de Kizomba incitam com as suas letras e ritmos contagiantes um ritmo cada vez mais quente e apaixonado. Ideal para se conquistar uma rapariga pela dança. Nos últimos tempos, especialmente em Angola tornou-se popular uma evolução, por assim dizer da Kizomba. A Tarrachinha é uma dança ainda mais erógena e sensual onde se confundem os corpos, e o homem e a mulher numa sabedoria de passos caminham lado a lado e quase que colados.

 Estilos Danças

Existem três estilos de passo no kizomba.

§  Passada — estilo clássico

§  Tarraxinha

§  Quadradinha

§  Ventoinha

O estilo de dança é conhecido por ser muito sensual. É conhecido por ter um ritmo lento, insistente e um tanto quanto forte e ainda assim sensual. Incita e acede a chama de paixão no momento promovendo a troca livre de sensações físicas desmedidas

 

 

Estrutura musical

As Kizombas são normalmente marcadas por uma batida forte dada por tambor grave como o Surdo (tambor), acompanhadas por uma melodia dada por um chimbal. Na introdução e durante as Bridge (music), a batida forte é muitas vezes omitida, ficando apenas a melodia dada pelo chimbal e pelos outros instrumentos da bateria (instrumento musical).

Alguns artistas conhecidos

§  Bigu Ferreira,Don Kikas

§  Grupo Irmãos Verdades

§  Neuza

§  Anselmo ralph

Cabo Verde

§  Mika Mendes, Tó Semedo, Beto Dias, Gama, Nelson Freitas, Paulo Tavares, Loony Johnson, Eddu, Ricky Boy, Djodje, Heavy H, Márcia, Suzana Lubrano, Gil Semedo, Gylito, Kido Semedo, Nhelas, Roger, Alcides&Vanir, Rome, Juceila Cardoso, Denis Graça, etc


Outros Significados

Kizomba é num instrumento musical angolano.

Kizomba significa festa do povo, tendo o nome origem nas danças dos negros que resistiram à escravidão. Era congregação, confraternização, resistência. Um chamado à luta por liberdade e por justiça. Kizomba era festa e resistência cultural de um povo. Era a exaltação da vida e da liberdade.

Kizomba é uma corrente dentro do movimento estudantil.

Kizomba é uma plataforma petrolífera angolana