Kompa
Compas (em Francês) ou Kompa (em Creole) é uma música complexa, sempre-mudar de que se levante Europeu dançar de ballroom, misturado com a cultura bourgeois de Haiti. É uma música refinada, jogada com um sustenta mento do típico, e méringue (relacionado aDominican merengue) como um ritmo básico. Muitas músicas Haitiana derivadas de danças ocidentais consistidas com africanized versões da música acompanhando. Alguns destes formulários existem ainda, incluindo menwat, uma variação do minuet. No século do princípio do século,Compas foi influenciado mais por gêneros múltiplos, incluindo Filho Cuban, calypso, salsa, soca e soukous. Começando em 1915, a ocupação militar americana de Haiti trouxe balanço e faixa grande a música, e os músicos Haitianos incorporaram o estilo balançando em Compas. Entre os artistas levantar-se ao prominence era o grupo Les Jazz de Jeunes.
Compas direto foi inventado nos meados-1950s por um grupo dos artistas, já então famoso, chamados Coronto internacional; tornou-se logo popular durante todo Antilhas, especialmente dentro Martinica e Guadalupe, em onde evoluiu zouk. Webert Sicot e Tornaram os dois poderes principais no grupo. Sicot deixou e deu forma a um grupo novo e a um rivalry intenso desenvolvidos entre os dois, embora remanescessem amigos bons. Nemours jogou um popular, improvisado, mambo- estilo influenciado chamado direk do konpa (Creole, quando Sicot sofisticado, significativamente Cubano- influenciado rampa do cadence era inacessível aos ouvintes mainstream.
Foi usado enquanto uma ferramenta do dictatorship de Duvalier (ambos a tocar trombeta elogio as well as para desviar a atenção do opressão sócio-política) as well as ser mais atrasado uma ferramenta para questionar o autoritarismo . A maioria de Compas no 20o atrasado e cedo século XXI trata dos temas de relações heterossexual do amor e inclui às vezes atitudes chauvinistas lewd e sugestivo, potenciais masculinas.